Quem Tem Direito ao Bolsa Família 2020: Requisitos e Cadastro

Existem muitas famílias espalhadas pelo Brasil que infelizmente não tem acesso a recursos básicos de moradia e alimentação. O programa Bolsa Família visa ajudar essas famílias. Mas quem tem direito ao Bolsa Família 2020? Durante a leitura desse artigo você compreenderá como funciona o programa e quem tem direito ao Bolsa Família 2020.

Quem tem direito ao Bolsa Família 2020

Quem tem direito ao Bolsa Família 2020

Em primeiro lugar, é importante conhecer um pouco sobre como funciona o Bolsa Família. Saiba tudo sobre o assunto no tópico abaixo.

Bolsa Família 2020

Antes de saber quem tem direito ao Bolsa Família 2020, é importante que você entenda as engrenagens do programa.

O Bolsa Família foi criado como uma ferramenta capaz de transferir renda às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o Brasil.

Com essa finalidade em mente, é importante perguntar: o que os beneficiários ganham com o programa do Governo? Para superar a situação de vulnerabilidade e pobreza, como proposto pelo sistema Bolsa Família, eles devem ter direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.


Quem quem direito ao Bolsa Família?

No Brasil, através do direito ao programa Bolsa Família 2020, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas todos os anos. A Caixa Econômica Federal é a tutora do sistema, transferindo a renda para famílias participantes e tirando as dúvidas dos beneficiários.

Segundo o site da CAIXA, existem alguns requisitos para quem quer ter direito ao Bolsa Família. Abaixo, estão listados os principais deles:

  • Benefício Básico: Para as famílias que estão em situação considerada de extrema pobreza, onde a renda mensal por pessoa é de até: R$ 89,00.
  • Benefício Variável: Para as famílias que vivem em condições consideradas de extrema pobreza ou pobreza, onde podem ter mulheres grávidas, mães que estão amamentando ou filhos de idade entre 0 a 15 anos.
  • Benefício Variável de 0 a 15 anos: Para as famílias que tenham filhos de 0 a 15 anos.
  • Benefício Variável à Gestante: A mãe que ainda está gestante tem o direito de receber até 9 parcelas desse benefício a contar da data do primeiro pagamento.
  • Benefício Variável Nutriz: Para famílias com filhos de 0 a 6 meses de idade. Esse benefício pode ser pago em até 06 parcelas mensais. Para receber esse benefício, a criança deve estar inscrita no Cadastro Único até o sexto mês de vida.
  • Benefício Variável Jovem: Para famílias com filhos adolescentes, na idade entre 16 e 17 anos.
  • Benefício para Superação da Extrema Pobreza: Para famílias em situações de carência quase primitiva, onde é considera extrema pobreza.

Agora que você já sabe o que envolve o Bolsa Família e quem tem direito ao Bolsa Família 2020, resta saber como se cadastrar no programa. Confira!


Como se cadastrar no Bolsa Família 2020

Uma pessoa da família dever ficar encarregada de fazer o cadastro. Essa pessoa é denominada Responsável pela Unidade Familiar e deve ter no mínimo 16 anos.

O Responsável pela Unidade Familiar deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único na cidade em que mora. Essa informação pode ser fornecida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.

Esses são os documentos obrigatórios para quem pode receber o Bolsa Familia, com exceções das famílias quilombolas ou indígenas, que deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho:

  • CPF ou Título de Eleitor.
  • Certidão de nascimento de todos os membros da família;
  • Certidão de casamento,
  • Carteira de identidade (RG),
  • Carteira de trabalho
  • Título de Eleitor.

Se você está precisando do benefício, já descobriu quem tem direito ao Bolsa Família 2020 e gostaria de participar do programa, procure o CadÚnico da sua região e cadastre-se no sistema.


Contato Bolsa Família 2020

Para esclarecer dúvidas sobre quem tem direito ao Bolsa Família, entre em contato com a Caixa Econômica no telefone:

  • Telefone 0800 Caixa: 0800 726 0207

Se houver alguma atualização sobre quem tem direito ao Bolsa Família 2020, avisaremos em breve.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Quem Tem Direito ao Bolsa Família 2020: Requisitos e Cadastro